Setembro Amarelo

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Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio em todo mundo. Para cada morte, há muito mais pessoas que em algum momento já tentaram se matar. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo. Ao longo dos anos, o suicídio se tornou uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros, tornando-se um grave problema de saúde pública.

Esse problema, pode ser evitado em tempo oportuno, com base em evidências, com intervenções de baixo custo e com uma atenção orientada por quem quer ajudar ao próximo.

Os sintomas que podem levar a esse quadro final, se tornou um problema de dimensões mundial e ações com estratégias multisetoriais com foco na prevenção, tem se tornado no mundo e aqui no Brasil, um ponto a favor da conscientização acerca do assunto, a partir da campanha sazonal do Setembro Amarelo.

O movimento surgiu em 1994, quando o americano Mike Emme, filho do casal Dale Emme e Darlene Emme, se suicidou com apenas 17 anos. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por saber muito sobre mecânica. Sozinho, o garoto conseguiu restaurar um Mustang 68 e pintou o carro todo de amarelo. Porém, aqueles que conviviam com Mike não viram os sinais de angústia. No dia do funeral do jovem, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os cartões e fitas foram feitos por amigos de Mike e possuíam uma mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. Em pouco tempo, os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e começaram surgir mais e mais cartões com pedidos de ajuda. Um professor de outro estado americano havia recebido um dos cartões de uma aluna, pedindo por ajuda. Por conta da grande repercussão do caso, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda. Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar esta campanha.

No Brasil a campanha Setembro Amarelo teve início em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de impedir o suicídio, as primeiras atividades da campanha aconteceram na capital do país, Brasília, e no ano seguinte outras regiões também aderiram ao movimento. O objetivo do Setembro Amarelo é reforçar a importância do diálogo, quebrando o tabu sobre o assunto e ajudando quem está mais vulnerável.

Na internet, mensagens sobre o Setembro Amarelo são divulgadas amplamente nas redes sociais do CVV e divulgadas pelos apoiadores da campanha.  Além disso, vários edifícios públicos e monumentos no Brasil costumam ficar iluminados durante o mês de setembro, com o amarelo da campanha.

Quando se suspeita que alguém pode estar com pensamentos suicidas, o mais importante é demonstrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados. Por isso não se deve ter medo de perguntar para a pessoa se ela está se sentindo triste, deprimida e, até se está pensando em suicídio.
Depois deve-se procurar um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para tentar mostrar a pessoa que existem outras soluções para o seu problema. Uma boa opção é ligar para o Centro de valorização da vida, através do número 188, que se encontra disponível 24 horas por dia.

Como empresa acreditamos que esse é um assunto sério e relevante. Queremos trazer nossa contribuição e unir forças para que mais e mais pessoas possam ser impactadas por informações acerca do assunto.

Tristeza, angústia, depressão, pensamentos suicidas, não são sintomas bobos que não requerem atenção. Se você estiver sentindo assim: “Falar é a melhor solução