Dia Mundial dos Oceanos e a internet

Dia Mundial dos Oceanos e a internet

Você sabe como a internet se conecta entre os continentes? Por satélite? A resposta é não.

Hoje é o Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day), dia de celebrar a importância de conservação de todo esse ecossistema e aprender como as informações que trafegam pela internet, sai da sua casa e chega ao o outro lado do mundo.

O objetivo de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos.

Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos oceanos.

É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.

Talvez o que você não saiba é que os oceanos são meio utilizado para trafegar a internet através de cabos submarinos. Sim é isso mesmo que você está lendo.

Muitos pensam que a internet se conecta entre os continentes por satélites e o que não sabem é que toda a comunicação é feita através de cabos submarinos entre os continentes.

Cabos submarinos são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres, para transmitir sinais de telecomunicações através de trechos de mar. Os primeiros cabos submarinos foram estabelecidos na década de 1850, para o tráfego de telegrafia. As gerações subsequentes usaram a rede de cabos realizada para telefonia e, em seguida, para a transmissão de dados. Os cabos modernos usam a tecnologia de fibra óptica para o transporte de dados digitais, o que inclui telefone, Internet e tráfego de dados privados.

Separamos alguns vídeos para você assistir e entender melhor sobre o assunto

E aê, gostou?
Se sim, deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas essa descoberta 😉